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Efeitos da pandemia COVID-19 na indústria da navegação
04 Mar

Efeitos da pandemia COVID-19 na indústria da navegação

Conforme vem sendo divulgado através dos principais meios de comunicação, a indústria global da navegação está enfrentando grandes desafios decorrentes dos efeitos da pandemia Covid-19 e no Brasil, a situação não é diferente. São
vários os fatores que estão afetando a todos com maior ou menor intensidade, dentre eles, destacamos abaixo os principais:

• A mudança de hábitos de vida e consumo, geraram uma explosão na demanda a partir do 2º semestre de 2020, estendendo-se para 2021, especialmente nos trades da Asia para o mundo;
• Os gastos dos consumidores ano a ano mudaram lentamente de bens para serviços, no entanto, em 2020 houve a maior mudança de volta para bens;
• Os terminais portuários estão operando no limite de sua capacidade (alguns acima) e são atualmente o principal “gargalo”;
• Este aumento inesperado, está gerando além do congestionamento nos terminais, escassez de contêineres e falta de espaço nos navios.

Quais as consequências?
• Os terminais estão enfrentando dificuldades de lidar com um aumento de 20% no volume, principalmente devido à restrição de mão de obra, motivada pelos períodos de quarentena impostos pelas autoridades
sanitárias de diversos países em decorrência da pandemia de Covid-19;
• Terminais portuários congestionados, afetando a produtividade operacional;
• Falta de caminhoneiros;
• Condições climáticas adversas com maior intensidade no Hemisfério Norte;

Congestionamento nos serviços feeders de navegação e consequentemente atrasos nas programações que envolvem transbordo de contêineres;
• Muitos navios estão precisando aguardar até 7 dias para atracar e operar em alguns dos principais portos;
• Omissões de escala em alguns portos são necessárias para minimizar os atrasos nos schedules para o bem coletivo;
• Atrasos nos schedules dos navios motivado por fatores que fogem ao controle do transportador marítimo, se tornaram mais frequentes;
• Atrasos nas operações que envolvem modal ferroviário ou rodoviário;
• Atrasos no ciclo dos contêineres para liberação e devolução;
• Aumento no transit-time dos embarques.

imagem: leungchopan, de envatoelements

Por: Hapag-Lloyd Brasil - As agent Hapag-Lloyd AG