Detalhes da Notícia

Detalhes da Notícia

Com reformas, crescimento potencial da economia é 4%, diz presidente do IPEA
01 Jul

Com reformas, crescimento potencial da economia é 4%, diz presidente do IPEA

O presidente do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Carlos Von Doellinger, afirmou nesta 2ª feira (1º.jul.2019) que, mediante a implementação, pelo governo federal, de uma agenda econômica liberal, o país possui potencial de crescer 4% nos próximos anos.

 

O PIB do Brasil é de 4%, não 2%. Em nossa simulação, temos a possibilidade de crescimento potencial de 4%. Essa condição pode ser atendida havendo as reformas fundamentais da economia“, previu.

 

As declarações foram dadas em evento comemorativo aos 25 anos do Plano Real pelo jornal Correio Braziliense.

 

Segundo ele, esse nível de avanço do (PIB) Produto Interno Bruto local poderá levar entre 2 e 3 anos, a depender da velocidade de aprovação das reformas. “A reforma mais difícil é a primeira, da Previdência, que aparentemente vai sair em agosto. As outras são até mais fáceis” disse.

 

REFORMA TRIBUTÁRIA

Segundo o presidente do IPEA, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma tributária não reduzirá, imediatamente, os tributos, “mas dá para reduzir o custo de transação na economia, simplificando a carga tributária “.

 

ABERTURA ECONÔMICA 

Von Doellinger mencionou o Acordo, depois de 20 anos de negociações, entre os blocos econômicos do Mercosul e União Europeia como o fator iniciador para maior competição.

 

Essa agenda de abertura já está começando, porque na agenda propõe-se o início através do acordo entre Mercosul e União Europeia. Tem também 1 entendimento com a China de 1 acordo de ampla magnitude, que é o nosso maior parceiro comercial“, explicou.

 

Segundo ele, o Brasil precisa adentrar a economia mundial, situação que não é feita de forma completa nos dias atuais.

 

A agenda de abertura da economia é uma necessidade urgente. O Brasil precisa entrar, inserir-se nas cadeias produtivas o mundo inteiro, participar. E não dá para fazer isso da maneira que fazemos hoje“, completou.

 

Fonte e Imagem: https://www.poder360.com.br/economia/com-reformas-crescimento-potencial-da-economia-e-4-diz-presidente-do-ipea/

Por: Gabriel Ponte