Detalhes da Notícia

Detalhes da Notícia

Cientistas europeus criam combustível carbono neutro para aviões
01 Aug

Cientistas europeus criam combustível carbono neutro para aviões

Viagens aéreas contribuem em 4% para o aquecimento global, por isso, a ciência busca cada vez mais opções sustentáveis para abastecer as aeronaves. Swiss Airlines está se preparando para ser a primeira companhia aérea a usar querosene neutro em carbono

 Pesquisadores na Europa dizem ter produzido com sucesso combustível de aviação sintético usando dióxido de carbono, energia solar e água como parte do projeto SUNlight-to-Liquid, da União Europeia , de acordo com a publicação de energia sustentável Joule. A novidade representa um marco na busca por produzir combustíveis de aviação sustentáveis.

 Depois que pesquisas de junho de 2021 descobriram que as viagens aéreas contribuem em 4% para o aquecimento global, os cientistas anunciaram que, pela primeira vez, eles foram capazes de produzir combustível de aviação de hidrocarboneto líquido.

 Eles fizeram isso usando uma torre de concentração solar com 169 painéis solares, um reator solar e uma unidade de gás para líquido.

 Aldo Steinfeld, autor do artigo e professor da ETH Zurich, a universidade por trás da pesquisa, disse que o combustível de aviação é neutro em carbono porque “a quantidade de CO2 (carbono) emitida durante a combustão de querosene em um motor a jato é igual à consumida durante sua produção em usina solar”, o que significa que seu impacto no aquecimento global é compensado.

 Esse experimento comprovou a possibilidade de fazer querosene (combustível de aviação) sem o uso de combustíveis fósseis , que quando queimados podem liberar na atmosfera substâncias químicas responsáveis pela fumaça e pela chuva ácida.

 Além das aeronaves, esse combustível neutro em carbono pode ser usado em carros, caminhões e navios.

 Atualmente, não se sabe quando esse desenvolvimento estará amplamente disponível.

 Contexto

 Este experimento e pesquisa foram conduzidos como parte do projeto SUNlight-to-liquid da UE, que visa o avanço da tecnologia de combustível solar. Segundo a UE, o combustível de hidrocarboneto líquido é mais ideal para o setor de transporte devido à sua alta densidade energética. O projeto e seu querosene neutro em carbono ocorrem em um momento em que a UE pretende ser neutra em relação ao clima até 2050 e combater as mudanças climáticas globais para as quais a aviação contribuiu.

 Mais recentemente, a socialite americana Kylie Jenner foi alvo de críticas nas redes sociais por supostamente usar um jato particular para viajar menos de 20 minutos.

 O anúncio desse feito inovador ocorre no momento em que a Comissão Europeia está aconselhando os moradores a racionar gás. Nesta semana, o Reino Unido viu temperaturas recordes de 39,1 graus celsius, enquanto incêndios florestais foram vistos em toda a Europa em meio a uma onda de calor escaldante. No início deste mês, ondas de calor nos Estados Unidos colocaram 50 milhões de pessoas sob alertas de calor excessivo – o alerta mais grave do Serviço Nacional de Meteorologia – com índices de calor superiores a 43,3 graus. Mesmo com essas temperaturas, um dos locais ideais para o reator solar necessário para fazer esse combustível seria o sudoeste dos Estados Unidos por causa de sua radiação solar, segundo Steinfield.

 O experimento foi conduzido no Instituto de Energia IMDEA, em Madrid, Espanha, uma instituição que pesquisa regularmente energia solar e combustíveis sustentáveis

Por: de envatoelements